Regulamento

Regulamento de Submissão de Resumos

01. SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos das comunicações orais e pósteres de trabalhos originais devem ser enviados em suporte digital através da secção disponibilizada para o efeito, no site do evento. Para cada resumo deverá ser registado obrigatoriamente o nome do primeiro autor e telefone de contacto, apenas no espaço indicado para o efeito. O texto do resumo não pode conter a identificação dos autores ou fazer alusão a qualquer outro dado que possa comprometer o anonimato, sob pena de exclusão do mesmo. Este terá um limite de 3000 caracteres (150 palavras para os pósteres de Educação para a Saúde), com espaços incluídos, respeitando o acordo ortográfico em vigor. Serão excluídos resumos manuscritos ou submetidos em suporte diferente do referido no site.

 

Os resumos deverão ser estruturados de acordo com a área temática, sugerindo-se os seguintes tópicos:

 

Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade/Projeto de Intervenção Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão.
Investigação Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão.
Revisão de tema Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão.
(Incluem-se revisões clássicas, baseadas na evidência e sistemáticas)
Relato de Caso Enquadramento, Descrição de Caso, Discussão.
Educação para a Saúde Breve resumo do conteúdo do artigo num máximo de 150 palavras sem estruturação obrigatória.

 

Deverá ser especificada a modalidade de apresentação pretendida:

 

  • Comunicação Oral Irão ser selecionados 6 comunicações orais dentro de cada área temática. O tempo máximo de exposição é de 10 minutos com 5 minutos para discussão. O preletor poderá fazer uso de projetor de computador.
  • Comunicação em Póster Dimensões 16:9 / Template enviado por email. No final do dia 7 Novembro serão comunicados por email os 3 pósteres selecionados dentro de cada área temática para apresentação no dia 8 às 14:00h. O tempo máximo de exposição é de 4 minutos com 3 minutos para discussão.

 

Qualquer material necessário deverá ser requisitado e sujeito a confirmação de disponibilidade por parte da organização.

 

À Comissão Científica reserva-se o direito de, durante a avaliação dos resumos submetidos, propor ao(s) autor(es) a alteração da modalidade previamente selecionada pelo(s) mesmo(s).

02. Condições para apresentação de trabalhos

O primeiro autor será o apresentador e só poderá fazer uma apresentação por cada área temática, sendo condição necessária a inscrição no Encontro.

 

A originalidade, a precisão da pesquisa e dos resultados do trabalho final são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

 

Ao inscrever o seu trabalho, o(s) autor(es) automaticamente cedem à Comissão Organizadora os direitos de edição e divulgação dos respetivos resumos para eventual publicação impressa ou digital.

03. Prémios e Júri

A composição do júri de seleção e apreciação das apresentações é da responsabilidade da Comissão Científica do Encontro.

 

Será atribuído um prémio à melhor Comunicação Oral e à melhor Comunicação em Póster, dentro de cada área temática.

 

Adicionalmente será atribuído um prémio METIS

 

Será vencedor do Prémio ENCONTRO METIS, o melhor trabalho que seja aceite para publicação na plataforma METIS. O anúncio do vencedor será feito no 26º Encontro do Internato de MGF da Zona Norte e as publicações ocorrerão na Plataforma no prazo máximo de uma semana a seguir ao final do Encontro.

04. Informação adicional em relação aos Pósteres de Educação para a Saúde:

Relativamente aos Pósteres de Educação para a Saúde, o júri responsável pela avaliação dos mesmos irá trabalhar em estreita colaboração com revisores da plataforma METIS, de forma a eleger trabalhos para posterior publicação na respetiva plataforma. Temas de trabalhos atualmente publicados no METIS serão automaticamente excluídos desta possível publicação, apesar de puderem ser selecionados para o Encontro. Caso o resumo seja elegível para a plataforma METIS, a resposta será dada ao(s) autor(es) até 22 de setembro.

 

Posteriormente, este(s) deve(m) apresentar o seu trabalho, na íntegra, segundo as regras de publicação do METIS, até à data limite de 06 de outubro.

 

Todos os autores de pósteres de Educação para a Saúde devem enviar o(s) seu(s) póster(es) até ao dia 20 de outubro.

05. Datas

Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade/Projeto de Intervenção; Investigação; Revisão de Tema; Relato de Caso

08 de setembro de 2019 Data Limite Submissão de Resumos
16 de outubro de 2019 Resposta de aceitação do trabalho 
30 de outubro de 2019 Data Limite para envio da Apresentação para Comunicação Oral ou Póster 

Educação para a Saúde

08 de setembro de 2019 Data Limite Submissão de Resumos
16 de outubro de 2019 Resposta da Plataforma METIS
21 de outubro de 2019 Submissão do trabalho segundo critérios da plataforma METIS
30 de outubro de 2019 Data Limite para envio da Apresentação para Póster de Educação para a Saúde

06. Trabalhos Premiados

A Revista MGF&Ciência aceita publicar os trabalhos premiados no 26° Encontro do Internato de MGF da Zona Norte, desde que estes cumpram os critérios de submissão e de revisão da Revista. Ou seja, os trabalhos terão de ser submetidos em forma de artigo e sujeito ao processo normal de revisão pelos Revisores e Corpo Editorial. Caso sejam aceites para publicação, a Revista compromete-se em publicá-los na edição seguinte (V4N1). No entanto, estas premissas apenas serão possíveis caso os trabalhos sejam submetidos até ao dia 15 de fevereiro de 2020, uma vez que se prevê o lançamento da edição V4N1 no Encontro do Internato Miguel Torga em maio de 2020.

A AIMGF Magazine possibilita aos trabalhos premiados nas diferentes categorias (Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade/Projeto de Intervenção, Investigação, Revisão de Tema e Relato de Caso) das modalidades Comunicação Oral e Comunicação em Póster uma revisão em modo fast-track.
Esta parceria consiste numa revisão prioritária do artigo submetido tanto pelo Corpo Editorial como pelo Conselho Científico.
Salvaguarda-se que todos os artigos científicos submetidos devem cumprir o regulamento vigente da revista AIMGF Magazine de modo a assegurar a qualidade editorial da revista (https://www.aimgfzonanorte.pt/aimgf-magazine/normas-de-submissao).

Nota 1: Na categoria de Revisão de Tema apenas são aceites a avaliação Revisões Baseadas na Evidência, tal como explícito no regulamento da revista.
Nota 2: Esta parceria engloba submissões até 31 março de 2020.